NR12 aumento da produtividade

Quer aumentar a segurança dos seus funcionários e aumentar a produtividade?

A produtividade que um operador gera está diretamente ligada ao quanto ele se sente confiante, seguro e tem liberdade em seu local de trabalho. Esses fatores acabam se relacionando diretamente à segurança do trabalho a partir do momento em que os operadores ao estarem “viciados” a um modo de trabalho, não gostam que sejam feitas alterações nesse modelo. Mas qual o real impacto das empresas estarem adequadas à NR 12 ? Nesse texto abordaremos os aspectos da norma e como ela afeta no desempenho das empresas em relação à melhoria das condições de trabalho e sua produtividade.

          Os principais impactos negativos apontados pelas empresas sobre a adequação à NR 12 é o custo de adequação e a perda de produtividade no curto prazo, pois o operador necessita se adaptar por um período, já que o acesso à máquina que tinha antes sofre alterações. Esta momentânea perda de agilidade se torna positiva, visto que, ao longo dos anos, o operador acaba sentindo uma falsa sensação de segurança e se acostuma aos riscos das máquinas o que pode acarretar no esquecimento da gravidade dos acidentes, aumentando ainda mais os riscos.

Quais os Benefícios da Adequação ?

Ao deixar o ambiente de trabalho mais seguro existem diversos benefícios, tanto para o operador quanto para a empresa.

1. Como ter Ganho de Produtividade

Com o ambiente mais seguro os funcionários tendem a apresentar maior comprometimento e a produzir mais, já que sentem mais confiança ao operar as máquinas. Esse fator está diretamente relacionado à maximização do potencial humano, podendo até diminuir os pedidos de demissão.

Atualmente vem crescendo cada vez mais os investimentos das empresas no bem estar e qualidade de vida dos funcionários, podemos citar aqui a Coca-Cola, Facebook, DreamWorks, Google e Alcoa como cases de sucesso. Ao fazer isso, elas alcançaram enormes índices de crescimento e também de lucratividade, podendo assim facilmente ultrapassar a concorrência.

2. Um pequeno investimento a curto prazo e uma enorme economia a longo prazo

O gasto para adequação, treinamento e até manutenção deve ser visto como uma forma de investimento para a empresa, pois pode evitar uma enorme dor de cabeça mais para frente.

Caso aconteça algum acidente na empresa, ela terá funcionários afastados, ou seja, perda de mão de obra. Além disso terá que arcar com multas que podem chegar a um valor 50 vezes maior que o do equipamento, saúde dos funcionários acidentados, funcionários substitutos ou parada da máquina/empresa e até mesmo desmotivação da equipe.

Em casos de acidentes graves, a empresa pode até mesmo ser responsabilizada criminalmente pelo falecimento ou dano permanente à saúde do funcionário. Com isso, ela verá suas oportunidades de mercado diminuírem e será vista como uma empresa insegura e poderá perder a confiança com os funcionários, fornecedores e clientes.

Por fim, conseguimos assim ver o quão importante é as empresas estarem adequadas às normas de segurança, e se formos fazer as contas, cumprir a norma é muito mais econômico e inteligente comparado aos riscos, e trará imensos ganhos para a empresa. E, para o trabalhador quanto mais saudável e mais bem preparado estiver, maior será sua produção e, consequentemente, a produtividade da empresa.

Se for uma empresa do ramo da indústria metal mecânica será ainda mais barato, devido a já ter a mão de obra necessária para fabricação das intervenções.

Para esse tipo de serviço é extremamente importante especialistas que entendam de fato do assunto e que possam fazer soluções adequadas a cada empresa em quesito de custo, segurança e produtividade. A Fator Júnior está em uma incansável busca por soluções mais adequadas às empresas em todos esses quesitos, entre em contato conosco!

Gostou do texto e quer saber mais sobre o assunto? Falamos um pouco mais em nosso blog A importância da sua empresa estar adequada à NR12 e também em nosso e-book Segurança no Trabalho, dê uma conferida!